sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O que nos une?


Nem todos nós somos estrelas de cinema lindo, mas quando os dois se tornam um casal que eles mostram que fatores determinam a atração interpessoal que também funciona no nosso caso, os terráqueos. Os principais fatores são: a atração física, a proximidade, a familiaridade e semelhança. No entanto, a alta taxa de divórcios mostram que esses fatores não são suficientes e todo o tempo, o fator chave é o amor.



O primeiro critério de escolha de um parceiro é amor a atração física. Para a grande maioria a idéia de que a aparência determinar o quanto são queridas pelos outros parece não ser tão "democrática", porque isso não é algo que podemos controlar, é mais como nossa herança genética. Os estudos antigos mostram a beleza não é tão importante na escolha de um parceiro, mas parece que as coisas mudaram nas últimas décadas. Os pesquisadores descobriram que a beleza física não é importante apenas para a primeira data, mas também nos seguintes e até em casamentos. Mas porque é que a beleza física é tão importante? Uma resposta pode ser que a nossa reputação social e nossa auto-estima são aumentados quando estamos juntos com um companheiro bonito. Felizmente, ainda há esperança para aqueles de nós que não são tão bonitas. De acordo com um grande número de psicólogos a importância da beleza física é diminuída quando a escolha de um parceiro de vida permanente.



O segundo fator influente é a proximidade chamada. Estudos realizados pelos psicólogos conhecidos sociais Festinger, Schachter e Back têm mostrado que o melhor preditor para mostrar se duas pessoas vão continuar amigos ou não é a distância entre os lugares onde vivem. Analisando 5000 casais de Filadélfia esses cientistas descobriram que metade deles, onde vivem em não mais de 5 distância ruas - antes de se casar. Algumas pessoas que acreditam em milagres em relação a questões dos corações poderia pensar que lá fora, no mundo é alguém especial. Mas se isso é verdade, um milagre maior é a freqüência com o "destino" decide que o nosso amor especial vive um dos poucos edifícios de distância da nossa.



Além disso, a causa do efeito de proximidade pode ser explicado por este factor terceiro: familiaridade. Quanto mais estamos expostos a uma pessoa a mais, começamos a gostar dele ou dela e, eventualmente, desenvolver um sentimento de atração por essa pessoa. Há uma série de experimentos que vêm em favor desta afirmação. Um deles é o conduzido por um Zajonc em que os estudantes onde exposto a uma série de fotografias que contenham faces. Quando perguntado qual a pessoa mais gostam, eles escolheram a pessoa na fotografia mais freqüentemente expostos. A mensagem é clara: se você não for tão bonita e a admiração que você tem para alguém não é mútuo, permanecer na área. A proximidade e familiaridade são uma das armas mais fortes e de fácil manuseio que você tem!



Há um ditado que os opostos são atraídos um pelo outro, mas os fatos têm mostrado que este não é bem verdade. As pessoas usam para dizer que um gosta de nadar e o outro gosta de andar a cavalo, um é professor eo outro é um engenheiro e eles acham que essas coisas fazem-los de modo diferente. A verdade é que eles são muito parecidos, ambos gostam de ter atividades ao ar livre e que são especializados, talvez ambos são democráticos, têm a mesma religião, mesma classe social ea diferença entre eles é talvez 3 anos e 5 pontos na o teste de QI. Além disso, estudos têm demonstrado que os casais não lembram apenas do ponto sócio-métrica de vista (idade, raça, religião, educação), mas que ambos partilham quase a mesma inteligência e eles até são parecidos cor (o mesmo de olhos ou cabelo).



Mesmo que faça uso desses três fatores na maioria das vezes não é suficiente. Não o suficiente para iniciar um relacionamento, e não o suficiente para continuar. O elo perdido é o bom e velho amor. Um relacionamento baseado apenas na atração física não é associado à longevidade. O laço mais forte entre duas pessoas é e continua sendo o amor, que leva ao compromisso, respeito, fidelidade e todas essas coisas boas de uma relação traz, tais como a alegria ea expansão do self.

Nenhum comentário:

Postar um comentário